Wednesday, July 02, 2008

...a saga continua

Bem já lá vão uns dias que não escrevo e tanto já aconteceu...nem sei bem por onde começar de maneira a tentar criar um fio condutor minimamente lógico.

26 de Junho (aniversário da minha Mãe) o dia foi passado na sala de aula a criar composições gráficas, através de colagem, que comunicassem 3 palavras-chave emergidas de 3 locais de Londres.

Todos, ou quase todos, fizemos o que nos foi solicitado e no final todos discutimos os trabalhos de cada um. Esta foi a parte em que de facto houve uma consciencialização do que era o objectivo final do exercício. A partilha da informação, da experiência pessoal e perspectiva de cada canto do Mundo foi espetacular.

Quando há pouco disse que quase todos fizemos o que nos foi pedido, disse-o porque o nosso amigo Kerem (o turco, não sei bem se é assim que se escreve mas se lerem em voz alta o que vos soar é o nome dele) é um sujeito muito particular. A cabeça dele deve andar a mais de 1000 à hora, as ideias devem fluir como o sangue flue nas nossas veias. Nem sempre aparece nas aulas e nem sempre faz o que lhe pedem, mas acaba por trazer uma posição bem vincada no design gráfico. É sempre uma aventura trabalhar com ele, e tenho tido a sorte de o ter no meu grupo de trabalho. Aliás costumamos andar eu, a espanhola e o turco, o trio odemira da CSM (Central Saint Martins).


O dia passou rápido e a vontade no final da aula era refazer o trabalho e ver que de facto as coisas iriam para um caminho totalmente diferente.

Final da tarde e vou ter com o Rui a Victoria Station, começo por lhe fazer "uma visita guiada" ao metro, porque ia cá ficar tão pouco tempo que o ideal foi mesmo o metro.

Mostrei-lhe a minha nova morada, jantamos e pusemos a conversa em dia pessoalmente!

27 de Junho
Dia livre para o Rui. Aproveitou para ir ao Madame Tussaud, andar pelas ruas de Londres Trafagal Square, almoçou como os londrinos em pé e a andar e continuou a ver a cidade.

Eu passei o dia a andar...que novidade!
Encontro marcado para as 10h30 no Museu do Design. O objectivo era desenhar o que achassemos interessante desde o Museu do Design (interior e exposição incluída) até à Tate Modern que é um mundo e uma semana lá não chegaria para ter uma pequena ideia da grandiosidade deste museu, quer pela sua arquitectura quer pelas exposições e ainda pela livraria, que provavelmente será uma das melhores que eu conheço.

No meio desta caminhada debatemo-nos com um mercado de iguarias tradicionais oriundas de muitos lados, desde queijos franceses, ao pastel de belém (mais conhecido na minha zona como "nata") até a compotas e outras coisas mais que não vos sei dizer o que era.

A chuva fez-nos companhia neste dia bem como o vento frio! Mas Londres sem chuva...

Final da tarde fizemos os que de cá fazem: fomos a um pub! A turma toda mais o Rui e o Eduardo (amigo da espanhola, italiano que está cá a trabalhar e conheram-se na residencial).

Foram indo embora um a um até que acabamos eu, o Rui, a norueguesa e o turco. Objectivo encontrar um sitio qualquer em Shoreditch. Ao final de algumas tentativas e quase a desitir lá encontramos uma rua animada cheia de gente, alguns já bem dispostinhos. Entramos num sitio...era o típico restaurante americano! Só faltou a jukebox! Mas acreditem que depois do almoço caro que tive, sinceramente não valeu o dinheiro, este jantar soube ao manjar dos deuses!

Lá viemos depois todos direitinhos cada um para a sua morada!

Sábado passeio turístico com o Rui: Westminster, Big Ben, Palácio de Buckingham, Piccadilly Circus, Oxford Street, a casa de chá onde fui tomar no outro dia o chá, Leicester Square, Tower Bridge e London Eye entre outras coisas, neste dia já utilizamos o característico Bus inglês.

À noite, ou melhor ao final da tarde encontramo-nos com o meu amigo Ni e os seus amigos e fomos todos jantar e depois assistir a um concerto de Maria Rita nos piores lugares da sala...mas valeu a pena ainda assim, vimos um lado mais samba dela! Ainda tive a oportunidade de ouvir uma questão bastante pertinente das minhas vizinhas da frente, de nacionalidade brasileira, que a poucos minutos de começar o concerto me perguntou:" Como é lá em Portugau? Vocês ouvem música brásileira eihn?" (a intenção é lerem com o sotaque brasileiro) a vontade foi responder: a ditadura já acabou, já há livre circulação de tudo, não somos quadrados nem um povo fechado. Mas não, respirei fundo e disse que sim que se ouvia bastante múscia brasileira. Aventurei-me a perguntar-lhe se conhecia o Fado, a reposta claro que foi não...

29 de Junho

O Rui parte hoje! Só deu mesmo tempo para comprar umas lembranças e almoçarmos. Levei-o de volta a Victoria Station.

Voltei para a minha "casa" e actualizei os meus emails e aproveitei para descansar os pés que de novo me estavam a magoar...descobri porquê: tenho uma bolha no calcanhar! Era tudo o que eu estava a precisar neste momento era uma bolha no calcanhar para me fazer um pouco de companhia nas viagens de metro!

30 de Junho
O briefing do projecto principal do curso foi-nos apresentado! Que medo!
3 cartazes A3 com 3 locais de Londres (sim o tema do curso é Londres...parece meio cliché, e mesmo que seja e não deixando de o ser, acreditem que se fica com uma perspectiva bem diferente desta cidade imensa, que estou a amar!), estes cartazes têm que estar ligados de alguma forma, a técnica e a abordagem é a que quisermos desde que exista uma base que defenda o trabalho, como é lógico!

Senti-me perdida...entretanto fui criando umas notas falei com a Rebecca e ela sugeriu que fosse passear e fotografar.

A Isabel (espanhola) também veio para a rua fotografar, fomos juntas.

Saímos todas lampeiras a tentar com que cada uma tivesse uma ideia...não estava fácil.

Começamos a digir-nos para o Soho...e eis que uma miragem nos surge!!! Sir Paul Mccartney cruza-se connosco e cumprimenta-nos. Meias parvas olhamos uma para a outra é ele não é? É!!!! Corremos e pedimos um autógrafo. Mas antes disto ele fez questão de nos apertar as mãos e cumprimentar-nos. Foi brutal! Tão pouco Star que ele foi! O dia ficou completamente diferente...acho de 30 em 30 minutos exclamávamos: Conhecemos o Paul Mccartney! Ok parecemos umas toninhas, é verdade, mas acreditem que foi inexplicável!

Lá continuamos a nossa pesquisa, sempre meias atarantadas com o episódio!

Voltamos à escola e começamos a falar no nosso grupo sobre as nossas ideias, com o objectivo de puxar pela criatividade cada um de nós. Lá vem a Rebecca falar connosco e começa com a Kim ( americana, muito tímida e pouco segura, parecia eu há uns anitos atrás). Entretanto passa para o Turco e a Kim desaparece...mais tarde e depois de algumas interrupções por parte de outros professores que iam estar connosco esta semana, a Kim reaparece com os olhos vermelhos. Fui falar com ela e tentar trazer-lhe um pouco de calma, entretanto apareceu a Isabel e lá conseguimos que ela ficasse mais positiva.

Todos foram embora e lá tive oportunidade de falar com a Rebecca sobre o meu trabalho e a Kim conseguiu falar com ela e perceber que não há necessidade para tanto stress!

Fim das aulas e a Isabel precisava de ir a Greenwich para atravessar o rio pelo túnel, e eu fui com ela. Apanhamos o autocarro 188 e lá fomos nós...passados uns 45 minutos lá chegamos.

Não foi nada de extraordinário mas acho que só pela experiência valeu a pena! Voltamos ao centro de Londres pelo DLR.

1 de Julho ( hoje)

Foi espetacular!!!! Um dia de fotografia!! Amei!
Ainda que a minha máquina não se esteja a sentir bem, consegui contornar o obstáculo. O objectivo era fotografarmos um elemento do nosso grupo, um Retrato! Não resiti e tirei a todos! E foi nisto que resultou:




Final da tarde encontro como Ni para a exposição Summer Science na The Royal Society onde tive oportunidade de me informar sobre a nanotecnologia, o "parar o tempo" para a leitura dos electrões, o sobre aquecimento do planeta, as deformações nas ondas na galáxia etc etc...muito interessante e muito lúdica!

Voltei para casa e amanhã é num novo dia. Também acho que por hoje é tudo!

*

No comments: