Friday, June 20, 2008

Dia da partida

O dia começou bem cedo, depois de duas boas surpresas de despedida.

A lágrima quis aparecer, foi uma luta muito grande e digo-vos que se conta pelos dedos da mão aquelas que eventualmente tenham escorrido pela minha face.

Check-in feito! Não há volta a dar! Tem que ser!

Uma mescla de sentimentos: nervosismo, medo, saudade, ansiedade, nostalgia e as expectativas deixaram-me completamente desnorteda, baralhada e frágil. Coisa que me surprendeu pois pensei que eu seria bem diferente, afinal não.

O avião descola e 2 horas e pouco depois aterra em Stansted. 1º objectivo: descobrir a estação de comboios.

Entro no comboio e ao meu lado senta-se uma senhora portuguesa que ficou contente por eu ser também oriunda do mesmo país. Pouco depois esta mesma senhora faz uma chamada para algum familiar onde diz:" Estou ao lado de uma menina também portuguesa, parece que estou em casa!", é engraçado como nos primeiros minutos numa cidade longe de casa o ouvir a nossa língua nos conforta! Eu imagino daqui a uns tempos...

A viagem começa, são 45min até ao centro de Londres. Há que aproveitar o tempo...a rapariga que ia no lugar à minha frente, que fiquei sem perceber se era italiana ou inglesa ( falou as duas e a meu ver muito bem, como se eu fosse alguma expert em línguas...nunca), resolve maquilhar-se. Eu pensei cá para mim: coitada vai borrar-se toda...nada meus amigos..é dom...até risco no olho fez!!!

Entretanto a viagem foi decorrendo e parando em algumas estações...fui divagando pelas janelas e de vez em quando olhando para os passageiros. Foi então que reparei que eles muito leêm...até em pé eles vão a ler...não há cá enjoos para ninguém.

Chego a Liverpool Street, segunda parte da viagem...comprar o Oystercard e perceber para onde vou.

Juntem a esta viagem a minha mala de 20Kg ( que tem rodas!!!porque se não tivesse...ui ui) e a mochila com quase 10. Ginásios para quê???

Voltando ao metro já de Oystercard na mão e instalada no meu lugar, em pé junto à porta por causa das bagagem...aqui reparo que eles são ecologistas: 1 jornal deve dar à vontade para 20 ou mais pessoas. Lê-se o jornal e pousa-se para o próximo interessado. É espetacular!!!

Começo a ver que preciso de trocar de linha...saio de um para o outro, entre eles corredores enormes e escadas normais...e as rolantes uhmmm...onde é que elas andam???? pois é...agora imaginem com a mala e mochila...devo ter feito uma cara de tal esforço que muita gente me ofereceu ajuda....orgulhosa e desconfiada recusei...tona! Se soubesse o que me esperava...

Lá consigo entrar no último metro e lá vou eu toda lampeira para Highgate. Saio e começo a ver as alternativas até que o segurança me indicou o caminho.

Uma zona simpática a descer, com lojas e algum trânsito...eis que achando eu que estaria a chegar viro na rua que o mapa me indicava e tenho-vos a dizer que os 500 metros ou lá quantos eram que tive que fazer... foi sempre, sempre, sempre a subir...10% de inclinação..quase desisti..pensei largar a mala...depois pensei que seria melhor não...podia me fazer falta alguma coisita que eu lá tivesse.

Chego à Furnival House a pingar e a morrer de sede! Lá me dão a chave do quarto e transmitem-me algumas regras.

A cozinha tem um código para eu entrar!! Utensilios de cozinha a sério é mito para estes lados!!! Os frigoríficos e congeladores estão vazios...provavelmente será um sinal para lá não deixar nada! A ver...

Dou uma volta pelas instalações e vou comprar água a um supermercado aqui perto. Entro e resolvo dar uma vista de olhos pelos produtos...ai pingo doce!!onde estás tu??? leite só em pó neste supermercado, comida para cozinhar eu não vi ou não descortinei. Só pré-cozinhadas, microondas ou umas carnes com molhos já feitos...

Volto à residencial e resolvo perguntar se há internet a resposta foi: no, but you can try to find a ciber cafe near archway. PÂNICO!!!! eu pensei: como é possivel alguém viver sem internet??? socorro como é que vou fazer??? À mitra e à verdadeira tuga liguei o computador na tentativa de sacar o sinal a alguém...tangas...apareceram 2 redes mas claro eu não sou hacker nem técnica de informática...afiei os dentes.

Entretanto resolvo ir fumar um cigarro e reparo que a rapariga da recepção é outra...voltei a perguntar por internet e voilá um código e o meu pânico e desespero passaram imediatamente.

Liguei me ao mundo e comecei a navegar e a comunicar!

*

No comments: